Quer saber como funciona a recuperação de dados? Neste artigo, fornecemos uma visão geral do processo, explicando tudo o que você precisa saber para recuperar seus dados com sucesso.
O conhecimento que você obterá lendo este artigo pode ajudá-lo a evitar se juntar aos 32% dos usuários de computador que sofrem perda de dados todos os anos.
O que é Recuperação de Dados?
A recuperação de dados envolve a recuperação de dados perdidos, danificados, corrompidos, excluídos ou inacessíveis de dispositivos de armazenamento, incluindo discos rígidos, unidades flash USB, cartões de memória, CDs e DVDs, matrizes RAID, etc.
Como existem muitos tipos de dispositivos de armazenamento e situações de perda de dados, existem muitas abordagens para a recuperação de dados. Essas abordagens podem ser agrupadas em duas grandes categorias:
- Recuperação lógica de dados: Esta abordagem de recuperação de dados é realizada usando ferramentas de software. Geralmente está relacionado à corrupção de dados, vários problemas no sistema de arquivos, formatação acidental e outras causas de perda de dados relacionadas a software.
- Recuperação de dados físicos: Por outro lado, a recuperação de dados físicos envolve algum tipo de dano físico ao dispositivo de armazenamento que o impede de funcionar corretamente. Este dano deve ser reparado para que os dados armazenados no dispositivo possam ser acessados novamente.
Como a recuperação de dados do disco rígido, quando física, requer equipamentos especializados, como salas limpas, seu custo costuma ser muito superior ao da recuperação lógica de dados.
Na verdade, a recuperação lógica de dados pode, em muitos casos, ser feita usando software de recuperação de dados. Recuperar dados perdidos usando software de recuperação de dados é simples, mas você ainda precisa ter o software e as habilidades certas.
Como funciona o software de recuperação de dados?
Existem muitos softwares de recuperação de dados diferentes, cada um usando seus próprios algoritmos de recuperação de dados para fornecer os melhores resultados possíveis. Veja o que a maioria deles faz:
- Analisar informações de arquivos e pastas: sistemas de arquivos modernos (como NTFS e APFS) armazenam informações sobre arquivos e pastas, incluindo seus nomes, caminhos e carimbos de data/hora.
- Procurar tipos de arquivos conhecidos: Quando as informações de arquivos e pastas não estão disponíveis ou são insuficientes, o software de recuperação de dados pode procurar por tipos de arquivos conhecidos verificando o setor do dispositivo de armazenamento por setor.
Este método ajuda a recuperar dados de sistemas de arquivos muito danificados.
As melhores soluções de software de recuperação de dados combinam vários métodos de recuperação para abordar efetivamente uma variedade de cenários de perda de dados.
Como aumentar as chances de recuperação de dados?
A recuperação de dados é um processo complicado que nem sempre produz os resultados esperados. Felizmente, há várias coisas que você pode fazer para aumentar as chances de recuperação de dados bem-sucedida:
- Não espere: quanto mais cedo você iniciar a recuperação de dados, melhor. Ao atrasar o início do processo de recuperação de dados, você só aumenta o risco de sobrescrever seus arquivos e impossibilitar a recuperação.
- Pare de usar o dispositivo de armazenamento: você nunca deve usar um dispositivo de armazenamento que contenha arquivos que deseja recuperar.
- Faça backups: Ao fazer backups regulares de todos os dados importantes e mantê-los em um local seguro, você pode recuperar seus dados mesmo nos piores casos de perda de dados, como a destruição física do dispositivo de armazenamento.
Essas três etapas simples podem aumentar muito as chances de recuperação de dados bem-sucedida.
Para a tecnologia cumprir o seu papel social, ela precisa ser acessível. Com o uso da tecnologia de ponta, conseguimos exercer nossos serviços com agilidade. Fale conosco, somos a KB Tech.