Bateria ruim? Seu celular não segura mais carga? Você sente que após algum tempo de uso, a bateria do seu celular parece já não entregar o mesmo desempenho de quando era nova? Primeiramente, vamos esclarecer um mito sobre baterias de telefones celulares e sobre sua utilização:
Bateria Ruim: A bateria de celular vícia?
Esse é um mito que um dia já foi verdade. Vejamos, antigamente as baterias eram feitas de um composto químico chamado níquel-cádmio (NiCd), que posteriormente foi substituído pelo composto hidreto metálico de níquel (Ni-MH).
Estes dois compostos à base de Níquel, realmente tinham a característica de com o tempo perder sua capacidade de carga e sofrer do que foi chamado de “efeito memória” ou popularmente conhecido como “viciar” a bateria.
Depois de algum tempo, a bateria ruim não carregava mais completamente, mesmo que no marcador do celular aparecesse o sinal de carga completa. Mas isso mudou já a algum tempo, hoje as baterias são feitas de íon-lítio (Li-Ion).
Essa tecnologia é superior às outras em vários sentidos, tanto na capacidade de armazenamento de bateria, que chega a ser 3 vezes maior do que nas baterias a base de NiCd, quanto no fato de não viciarem. Assim, você não precisa esperar sua bateria acabar (inclusive não é recomendado que a bateria chegue em 0%) e nem precisa carregar até 100%.
Tudo bem, baterias não viciam mais, mas minha bateria não está durando mais como ela durava quando o celular era novo.
O que eu posso fazer? Você deve, primeiramente, entender que esse problema é comum e pode se dar por diversos fatores. Sugerimos que leia também nosso artigo completo sobre desempenho de smartphone, onde explicamos como aplicativos em segundo plano podem consumir muito do processamento do seu celular e com isso gastar mais bateria.
Lá temos um tutorial completo de como se livrar desses aplicativos indesejados. Além dos aplicativos em segundo plano, algumas coisas podem comprometer a vida útil de sua bateria, como por exemplo:
Carregadores de parede e carregadores portáteis falsificados
Carregadores de celular são peças complexas internamente, repletos pequenas peças que trabalham especificamente para que o aparelho receba a carga de bateria ideal para ele. Um carregador falso, pode não conter estes sensores dentro dele, assim, ele enviará para o celular uma corrente elétrica maior do que a bateria suporta ou menor do que ela precisa.
Essa oscilação pode causar danos irreversíveis a bateria. Além de danos à bateria, um carregador não certificado pelo Anatel pode trazer vários riscos à saúde, como explosão, incêndio, superaquecimento e descargas elétricas. Se não for possível utilizar o carregador original que veio com o aparelho, procure sempre utilizar um carregador homologado pela Anatel, essa certificação irá lhe garantir que o carregador não oferecerá riscos à sua bateria ou à sua saúde.
Calor
As baterias são peças que foram projetadas para operar em temperaturas próximas a temperatura ambiente. Dessa forma, o superaquecimento dessas peças acarreta uma redução drástica de sua vida útil. Evite deixar seu celular em lugares onde ele possa ficar exposto a temperaturas muito altas, como carros fechados no sol, placas metálicas em lugares externos ou próximos a qualquer fonte de calor muito alta.
Vapor
A menos que seu celular seja a prova d’água, evite tomar banho com o celular dentro do banheiro. O vapor d’água emitido pelo chuveiro entra pelas aberturas do aparelho e oxida as peças do celular, isso é um risco não só para a bateria, mas para todas as peças do dispositivo.
Outros vilões quando falamos de durabilidade de bateria são as ferramentas do celular que ficam ativas por padrão o tempo todo, são algumas dessas ferramentas:
Wi-Fi
Se você não está em um local onde tenha acesso a uma rede Wi-Fi, procure desligar essa função. Enquanto o Wi-Fi não está conectado à uma rede, seu celular fica buscando constantemente redes para se conectar e isso consome um bom tanto de bateria.
Bluetooth e GPS
Assim como o Wi-Fi, procure manter essas duas funções desativadas, quando não forem necessárias, isso vai lhe garantir mais um bom tempo de bateria.
Comandos de voz
Se você não tem por hábito utilizar essa função, desative-a. Enquanto ela está ativa, seu microfone está sempre ligado e o programa que faz a decodificação para entender os comandos de voz também. Se após todas essas dicas, a bateria ruim do seu smartphone continua durando pouco, entre em contato com a KB e agende uma avaliação do seu aparelho.