A cada ano, são lançados no mercado processadores e placas de vídeo com mais e mais desempenho, para entregar uma experiência cada vez melhor no resfriamento.
Nesse sentido, montar um computador com especificações personalizadas é bem comum, optando pela performance necessária e adaptada para cada usuário, mas, uma coisa não muda, sendo um hardware de entrada ou um top de linha, para garantir o bom funcionamento e vida útil longa, é indispensável um sistema de resfriamento.
No caso de um processador, que faz inúmeros cálculos por segundo, entregar todo esse poder tem um preço, o calor. Ele precisa ser resfriado e mantido a uma temperatura X (depende do modelo) para garantir um bom funcionamento. Que tal ver mais de perto como essa pecinha é resfriada? Vamos dos modelos mais simples aos mais complexos, começando por:
Cooler Passivo:
Como o nome sugere, o cooler passivo não tem peças móveis, ele apenas capta o calor gerado pelo processador e transfere para sua torre metálica, normalmente feito de cobre ou alumínio.
É normalmente usado para processadores que não esquentam muito, com baixo poder de processamento, em máquinas mais simples. Silencioso e de fácil instalação, é a opção de refrigeração mais barata do mercado.
Air Cooler:
É o modelo mais difundido, um cooler passivo somado a um fan (mini ventilador) acoplada acima da torre de metal, para auxiliar ainda mais na retirada do calor. Nesse caso, se atentar a quantidade de rotações máxima do fan e de seu tamanho, são os fatores que causam a variação no preço e no desempenho. Esse modelo possui uma variação, o Air cooler com Heat Pipe, que, além da torre metálica e do fan, é adicionado ainda tubos de cobre com um liquido refrigerante, que esquenta e se movimenta dentro do tubo, retirando o calor.
E por último, mas com um potencial de resfriamento muito superior, temos o:
Water Cooler:
Para um uso mais extremo do processador, para alguém que queira retirar cada gota de desempenho, ou simplesmente para manter as temperaturas baixas para preservar o hardware, o water cooler é a opção. É um sistema de refrigeração a base de água, esse modelo tem quatro componentes principais: uma bomba, um radiador, um dissipador e as mangueiras. Ele funciona com água ou algum líquido refrigerante, que é bombeada por todo o sistema e após resfriada pelo radiador.
Todos esses sistemas têm seus méritos e suas usabilidades, tudo varia do modelo e marca aliado ao fim que será utilizado. Um air cooler pode suprir tanto quanto um water cooler, vai depender do uso e do modelo.
Gostou de saber sobre o quão importante é manter seu hardware bem refrigerado? Então continue ligado aqui no blog para não perder nenhuma informação!