História do Telefone: No mês de março é comemorado o aniversário de criação de uma das invenções mais importantes do séc. XIX: o telefone. E para celebrar o aniversário desta invenção que revolucionou a comunicação no mundo, no artigo de hoje contaremos a história da invenção de algo que não podemos viver sem: o telefone! Confira e descubra algumas curiosidades extras no decorrer dessa história.
O INVENTOR
Alexander Graham Bell (3 de março de 1847 – 2 de agosto de 1922) veio de uma família com ligação direta com a elocução e fonoaudiologia, deste modo, as palavras e a forma como eram representadas eram assunto constante durante a infância e crescimento de Bell. Aos 16 anos, Graham Bell já era professor de elocução e música em uma universidade de seu país natal, Escócia. Aos 23 anos, já se interessava por máquinas de comunicação, quando se mudou para o Canadá com sua família. No entanto pouco tempo depois, seu pai foi convidado para introduzir o sistema de palavra visível (algo equivalente a LIBRAS que temos no Brasil) criado por ele em uma escola para mudos de Boston. No entanto, o Bell pai acabou cedendo seu posto para seu filho Alexander Graham Bell, que assumiu o posto de seu pai. Neste local ele conheceu muitas pessoas importantes da época, como o então imperador do Brasil Pedro II. História do Telefone.
A INVENÇÃO
História do Telefone: Paralelamente ao seu trabalho na universidade, Bell tinha a intenção de aperfeiçoar um projeto antigo e já conhecido, chamado telégrafo, equipamento capaz de transmitir informações através de código Morse. Buscando suporte tecnológico, Bell foi até Thomas Augustus Watson, que já era inventor em tempo integral e possuía um fascínio especial por aparelhos elétricos. A história conta que Bell convenceu Watson a ajudá-lo com as seguintes palavras: “Se eu pudesse fazer com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, eu poderia transmitir a palavra telegraficamente.”.
Após cerca de três anos de desenvolvimento, o primeiro telefone finalmente ficou pronto! Sua patente aconteceu em 07 de março de 1876, mas o dia que entraria para a história foi o dia 10 de março do mesmo ano, quando foi feita a primeira apresentação pública da invenção. Em maio de 1876, Bell levou seu invento à uma Exposição Internacional comemorativa, o Centenário da Independência Americana. Contudo, a primeira apresentação não chamou atenção dos juízes da exposição. O rumo da máquina só mudou quando o imperador do Brasil Pedro II visitou a exposição na Filadélfia e reconheceu o homem que dava aula para surdos-mudos que havia encontrado alguns anos antes, ainda na Universidade de Boston como professor. Pedro II ficou interessado pela máquina apresentada por Bell e, quando a testou, pode comprovar que ela realmente funcionava. Após o interesse de uma pessoa de grande importância no invento, os olhos de todos na feira se voltaram para a invenção. Menos de um ano após esse ocorrido, já estava em funcionamento a Bell Telephone Company com mais de 800 aparelhos.
Após cerca de três anos de desenvolvimento, o primeiro telefone finalmente ficou pronto! Sua patente aconteceu em 07 de março de 1876, mas o dia que entraria para a história foi o dia 10 de março do mesmo ano, quando foi feita a primeira apresentação pública da invenção. Em maio de 1876, Bell levou seu invento à uma Exposição Internacional comemorativa, o Centenário da Independência Americana. Contudo, a primeira apresentação não chamou atenção dos juízes da exposição.
História do Telefone: O rumo da máquina só mudou quando o imperador do Brasil Pedro II visitou a exposição na Filadélfia e reconheceu o homem que dava aula para surdos-mudos que havia encontrado alguns anos antes, ainda na Universidade de Boston como professor. Pedro II ficou interessado pela máquina apresentada por Bell e, quando a testou, pode comprovar que ela realmente funcionava. Após o interesse de uma pessoa de grande importância no invento, os olhos de todos na feira se voltaram para a invenção. Menos de um ano após esse ocorrido, já estava em funcionamento a Bell Telephone Company com mais de 800 aparelhos.
BRIGAS JUDICIAIS, PATENTES E RECONHECIMENTO PÓSTUMO
Anos antes da “invenção” de Bell ser patenteada, o Italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci, teria sido capaz de capturar uma transmissão de voz a cerca de 1.5km, ele chamou o dispositivo de Telettrofono.
Giuseppe Meucci se encontrava em uma condição financeira muito difícil devido a uma doença grave que o acometia, dessa forma, sua mulher teria vendido seus desenhos e protótipos para custear seu tratamento. Em 2002, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, reconheceu a criação do Italiano e, através de uma resolução, restituiu o mérito pela invenção do telefone para o mesmo. “A vida e as realizações de Antonio Meucci devem ser reconhecidas, e seu trabalho na invenção do telefone deve ser reconhecido”. O documento destacou ainda que “se Meucci tivesse sido capaz de pagar a taxa de US$ 10 para manter a patente após 1874, nenhuma patente poderia ter sido dada a Bell”. Seja de quem for atribuída a criação do telefone, o fato é que a invenção transformou o método de comunicação no mundo.
A tecnologia já mudou bastante desde aquela época e programas como Skype e WhatsApp usam a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) que, em linhas gerais, transmite a voz através de pacotes de internet para estabelecer suas chamadas, mas fazendo a mesma função que o Telefone de Bell ou o Telettrofono de Meucci faziam lá atrás na história: Conectar pessoas!
Conclusão sobre o tema: História do Telefone
História do Telefone: A jornada desde a invenção do telefone por Alexander Graham Bell até os avançados sistemas de comunicação de hoje é uma história fascinante de inovação e perseverança. A história de Bell, entrelaçada com a de Antonio Meucci e outros pioneiros, destaca a importância de reconhecer diversas contribuições ao desenvolvimento da tecnologia que revolucionou a forma como nos conectamos.
Celebrando o aniversário desta invenção, somos lembrados do poder da comunicação em aproximar as pessoas. A KB Tech honra essa herança, incentivando todos a utilizar a tecnologia para encurtar distâncias e fortalecer laços, reafirmando o valor inestimável das conexões humanas no mundo digital de hoje.
Aproveite essa data, ligue para alguém que te faça falta, use a tecnologia para encurtar distâncias. A KB Tech celebra o Dia do Telefone, acompanhe nossas páginas para saber mais!