Quando falamos em ergonomia, falamos em bem-estar no trabalho, já que, por definição, ergonomia é a interação do homem com a tecnologia. Mas de qual tipo de tecnologia estamos falando? E essa interação é benéfica? Para responder isso, precisamos voltar um pouco na história, mais precisamente ao início do século XX. Neste período, houve grande industrialização e mecanização nas fábricas, o que exigiu igual força de trabalho, logo, essa interação homem versus máquina começa a se estreitar.
No início, como a demanda era grande, havia pouca preocupação com o fator humano, muitas vezes até tendo o ritmo ditado pela própria máquina, o que hoje sabemos ser prejudicial e, mais grave ainda, se colocado junto a outros fatores, como: tempo de trabalho, postura, e tipo de movimento que se utilizava para manejar as máquinas. Vemos uma sátira disso, no filme ‘’Tempos Modernos’’, estrelado pelo Charlie Chaplin.
Durante e após esse período, começa então a preocupação com os fatores humanos com o trabalho, dando forma e força à ergonomia. Mas como tudo isso se aplica ao seu dia a dia no escritório? Para responder, basta imaginar como seria sua vida se, o mouse que você utiliza fosse com os cantos angulados, se o teclado tivesse uma tecla de cada altura, ou até mesmo se a sua mesa fosse desnivelada. Esses exemplos mostram onde a ergonomia se encaixa e, como ela pode não só melhorar o bem estar no trabalho, melhorando nossa interação com a tecnologia (um monitor na altura e distância correta), afetando diretamente o desempenho dos funcionários.
Sabendo que a utilização correta dos periféricos e móveis no ambiente de trabalho é benéfica para a empresa, caso não seja feita, quais seriam as consequências? Uma das principais respostas são as doenças ocupacionais, que são doenças causadas por fatores do ambiente de trabalho. Conforme pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), cerca de 180 mil trabalhadores se afastam do trabalho por conta das doenças ocupacionais. Alguns exemplos são: surdez temporária ou definitiva para quem trabalha em ambiente com maquinário muito barulhento, tendinites no punho por uso incorreto de teclado e mouse, problemas crônicos na lombar pela postura errada ou cadeiras que não são próprias para o ambiente administrativo, entre outras.
Acessórios e iluminação
Procure sempre deixar as luminárias bem posicionadas, pois uma má iluminação pode ocasionar cansaço na vista, fadiga e mal estar. Caso esteja usando uma luminária pendente, a altura ideal é de 75 a 90cm. Um ambiente bem iluminado pode fazer a diferença!
Mouse
Quando for posicionar seu mouse, faça-o de modo a deixá-lo relativamente perto do corpo, em um lugar de fácil acesso. Para melhorar ainda mais seu desempenho, recomenda-se usar um mouse pad (aqueles tapetinhos que ficam embaixo do mouse) para maior conforto e melhor tempo de resposta do mouse.
Outro ponto importante é, ainda falando sobre o mouse, procurar deixar seu cotovelo posicionado nos braços da cadeira, formando um ângulo de 90°, ou próximo a isso, com seu antebraço, assim evitando lesões na região do punho.
Monitor
O monitor deverá ser posicionado na altura dos olhos, a mais ou menos um braço de distância.
Com essas dicas, já é possível iniciar algumas melhorias, caso esses procedimentos não tenham sido aplicados ainda. Quer uma equipe de confiança para montar seu setup pessoal ou estação de trabalho? Conte com a KB Tech!