Entenda as especificações do seu computador

Especificações

Hoje, com a tecnologia se tornando cada vez mais acessível, vemos com frequência ela sendo disponibilizadas em inúmeras lojas, tanto físicas quanto virtuais. Computadores, notebooks e smartphones com as mais variadas especificações vem tomando as prateleiras das lojas e dominando os anúncios na internet.

Mas, com tantas opções e tantos fornecedores, qual é o melhor caminho para seguir na hora de comprar, trocar ou vender seu computador e não ser enganado ou acabar comprando gato por lebre? O passo mais importante é entender as especificações dos seu computador, de como seus componentes funcionam e quais deles são interessantes trocar ou ficar de olho na hora da compra. Nós da KB, fizemos um resumo dos principais componentes e de como eles são importantes para determinadas tarefas! Começando com:

Especificações HD (ou SSD, se você possuir um)

O Disco Rígido do computador (do inglês: Hard Disk ou HD) é a peça onde fica armazenado todos os programas, musicas, filmes e fotos baixadas ou transferidos para o computador. É a memória de longo prazo, lá os itens ficam armazenados até que você opte por exclui-los. Quanto mais espaço de armazenamento o HD possuir, mais programas, arquivos e todo tipo de mídia você vai poder armazenar antes do computador começar a ficar lento. Os computadores mais novos estão vindo com uma nova opção ao HD, o SSD, no nosso blog você encontra um artigo só sobre a comparação entre esses dois componentes, vale a pena dar uma conferida! Clique aqui para ler. 

Especificações
MEMÓRIA RAM

Diferente do HD, na memória RAM nada é salvo permanentemente nela, mas ela é usada para acessar e gerenciar os processos que estão abertos no computador. Quando você seleciona algo na sua tela, a memória RAM busca esse dado no HD e te dá acesso a ele, quando terminado o uso, ela devolve para o HD. Quanto mais memória RAM você tiver, mais processos você poderá executar simultaneamente sem o computador travar. Se você está sentindo muita lentidão quando abre muitos programas no seu computador, pode ser uma boa hora para um upgrade na sua memória RAM!

Processador (CPU)
Imagem: Processador Intel Core i7. Fonte: https://www.oceanoinformatica.com.br/processador-intel-core-i7-2600-oem-3-40ghz-lga-1155-8mb

Unidade Central de Processamento (Central Process Unit ou CPU) pode ser considerado o cérebro do computador, é pra ele que a memória RAM leva os dados para serem executados. O processador tem duas configurações para você se atentar, o clock e os núcleos. Quanto mais núcleos o processador tiver, maior sua capacidade em multitarefa, para pessoas que trabalham ou jogam com muitos programas e muitas abas abertas. Quanto maior o clock, maior o desempenho entregue na tarefa que estiver sendo realizada em primeiro plano. 

Placa Mãe

É ela que une todos os componentes do computador, é uma central de comunicação. É nela que vão conectadas as memorias RAM, o HD, a fonte, placa de vídeo e processador. As placas mãe mais simples contam com menos slots para esses componentes, limitando o potencial de upgrade da máquina. Em caso de troca de componentes, não esqueça de verificar a compatibilidade da placa mãe com eles!

Fonte
Imagem: Fonte Knup 500W. Fonte: https://novaknup.com.br/produtos/fonte-atx-pc-500w-kp-522/
Imagem: Fonte Knup 500W. Fonte: Nova Knup

A fonte de alimentação é o que vai passar a energia da tomada para os componentes do PC da maneira correta. Mas sempre fique atento a quantidade de Watts que fonte gera, pois uma fonte incompatível com o resto dos componentes pode danificar eles.

Placa de vídeo

É um componente especializado em processamento de elementos visuais. Seu computador pode ou não vir com uma placa gráfica instalada, sem ela, o computador consegue processar algumas tarefas, mas se você quiser desempenho em jogos e outras tarefas que exijam processamento em 3D, você vai precisar de uma dessas. Existem dois tipos, as placas ‘’onboard’’, que são discretas e embutidas no processador, tem desempenho bem limitado, já as ‘’offboard’’ podem ser de placas mais simples até as mais robustas, que precisam até de fonte de energia própria, mas com modelos que podem entregar tudo que você precisar em processamento gráfico, altamente recomendadas para jogos. 

Imagem: Placa de vídeo ‘’offboard’’ com três fans. Fonte: https://blog.2amgaming.com/2019/12/placa-de-video-ajustes-painel-controle-nvidia/
 Imagem: Placa de vídeo ‘’offboard’’ com três fans. Fonte: 2am Gaming

  Agora que você já sabe para que serve cada componente, desconfie quando encontrar anúncios de computadores que prometem muito desempenho com pouca memória, com processadores antigos e placas de vídeo básicas, com nomenclatura ‘’gamer’’ para chamar a atenção, principalmente se você vai usar seu computador para jogos ou para atividades que necessitem de maior capacidade de processamento.

Quando o assunto é computadores e notebook, procure sempre uma loja especializada, que pode te indicar a máquina ideal para a atividade que você precisa, com os componentes com melhores custo benefício ou com os top de linha que vão te entregar tudo que você precisa e muito mais. Fique atento para não cair no conto das lojas varejistas que vendem o famoso ‘’PC Gamer’’ com configurações muito básicas e com preço muito baixo.

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: