Computador para edição de vídeos veja os melhores 2024: Nessa série, a KB vai apresentar para você computadores dos mais diversos estilos, para todos os tipos de uso. Na edição de hoje, falaremos de computadores para edição e renderização de vídeos.
Quando falamos de PC ideal para edição de vídeos, a palavra de ordem é EQUILÍBRIO. Como todas as partes do seu PC trabalharão juntas para entregar o resultado lá na frente, você precisa que as peças sejam de uma potência similar para assim evitar que uma peça “freie” o desempenho das outras ou seja “freada” pelo desempenho das demais, gerando assim o famoso gargalo.
Tendo isso em mente, que seu PC precisa ser equilibrado para que te entregue o máximo de potência possível, separamos algumas peças que vocês precisará de um pouco mais de atenção na hora de montar seu PC para edição de vídeo, são elas: Placa de Vídeo, Memória RAM, Processador e HD.
PLACA DE VÍDEO PARA EDIÇÃO DE VÍDEOS
Fizemos vários testes em nossa bancada e percebemos que a peça que mais impacta no desempenho para edição e renderização é a placa de vídeo, sendo essa responsável por um ganho superior a 60% de velocidade de renderização e preview, quando comparada com a bancada sem placa de vídeo.
Assim, podemos dizer que a placa de vídeo será o coração da sua edição. Indicamos uma placa com pelo menos 4GB VRAM para que você possa começar a trabalhar com edição sem engasgos ou travamentos. Quanto a marca, vai de sua preferência, Nvidia e AMD têm excelentes placas. Assim, você pode escolher sua placa de acordo com sua preferência ou pegar a que estiver em promoção.
MEMÓRIA RAM PARA EDIÇÃO DE VÍDEOS
Em nossos testes a memória RAM foi quase tão impactante quanto a placa de vídeo, por isso elegemos ela para ser tratada aqui.
A memória RAM é uma peça que armazena e gerencia dados de programas em execução, deste modo, quanto mais RAM você tiver, mais você poderá exigir do programa ou mais programas podem ser abertos simultaneamente, o que é rotineiro, já que quando falamos de edição de vídeo, muito possivelmente você estará com vários programas abertos ao mesmo tempo.
Indicamos que você utilize memórias com uma frequência superior a 2333 mhz, essa frequência diz respeito à velocidade da sua memória, e pelo menos 8GB para que você tenha armazenamento o suficiente para gerenciar alguns programas mais complexos sem travamento.
PROCESSADOR PARA EDIÇÃO DE VÍDEOS
O processador é a peça central do seu PC, ele é quem vai gerenciar as outras peças, para que trabalhem bem. Assim, um bom processador vai gerenciar suas demais peças para que elas tenham o maior desempenho possível.
Investir num bom processador é importante, pois é ele quem vai determinar diretamente a quantidade de potência que as demais peças vão conseguir entregar. No entanto, em nossos testes, a diferença de velocidade de renderização e preview entre processadores top de linha e processadores medianos não é tão grande, para edição de vídeos, desse modo, o dinheiro que conseguimos economizar com um processador mediano, podemos usar nas demais peças de edição e vídeo.
Indicamos um processador I5, pelo menos de 7ª geração, por já conter 4 núcleos, o que entregará um excelente desempenho sem ter um valor tão elevado.
SSD PARA EDIÇÃO DE VÍDEOS
Com a chegada dos SSD M2, os modelos anteriores de SSD estão ficando muito mais baratos, saindo da média clássica de 1 real por 1 GB. Assim, se torna um excelente investimento, levando em conta seu baixo custo e que um SSD entregará 10 vezes mais velocidade do que um HD convencional, ou seja, ter um SSD grande e instalar todos os seus programas nele fará toda a diferença no momento de editar e renderizar seus vídeos.
Essas foram algumas dicas para computadores para edição de vídeo. Quem saber mais? Assine nosso feed de noticiais e acompanhe nosso site, postamos conteúdo sobre tecnologia semanalmente.