Computador para casa

Computador para casa: Na nossa série, “Meu Computador Ideal”, já falamos de computadores para os mais diversos usos profissionais, mas nunca mencionamos os computadores para uso doméstico, computadores para ficar em casa mesmo, para utilizar redes sociais e consumir mídias via streaming.

Esses computadores precisam de especial atenção, visto que a pessoa que deseja adquirir um destes para sua casa, geralmente não tem muita experiência com peças de computador e pode cair em algumas ciladas. Pensando neste estilo de uso criamos este artigo, para você não cair em nenhuma pegadinha de lojas não especializadas.

Computador para casa
 Exemplo de publicidade para computador. Imagem meramente ilustrativa.

Vamos usar a imagem genérica acima como exemplo, para te mostrar alguns cuidados que você deve tomar na hora de escolher qual computador comprar.

HD NÃO É TUDO!

Já notou que em anúncios computadores em grandes redes, geralmente vemos em caixa alta “HD 1 Tera”, mas sem muitas especificações das peças? Fuja desse tipo de anúncio! A unidade de armazenamento do computador (HD) determina apenas a quantidade de arquivos que podem ser armazenados nele, ou seja, quanto maior o HD, mais arquivos podem ser armazenados.

No entanto, esse indicador influencia pouquíssimo em termos de desempenho do computador para casa. Então não se prenda à quantidade de memória, a partir de 500GB você já pode contar com uma capacidade de armazenamento satisfatória para este tipo de uso.

Viu opções também com SSD? Quer entender melhor o que é essa alternativa e qual é a melhor, HD ou SSD? Confira nosso artigo completo sobre o assunto, clicando aqui.

Lembrando ainda que em tempos de YoutubeNetflix e Spotify, a necessidade de ter um HD com muito espaço está cada vez menor, visto que tudo que é consumido, está na internet e não precisa ser baixado.

PROCESSADOR

Outro ponto que merece especial cuidado é o processador. De modo similar, assim como carros que variam de acordo com ano, processadores melhoram de acordo com a geração, hoje estamos na 10ª geração de processadores da Intel. Então, cuidado com anúncios que não informam a geração do processador. Esta informação sim, é fundamental para saber o desempenho do seu processador.

Por exemplo: Um I7 de 1ª geração tem um desempenho muito inferior em relação ao desempenho de um I3 de 9ª geração. Como podemos verificar no teste abaixo, o desempenho de um processador I3 de 9ª geração é 71% maior em relação ao I7 de 1ª Geração. 

Computador para casa 2
Comparativo entre processador I7 de 1ª Geração e processador i3 de 9ª geração (Fonte: User Benchmark)

Portanto, preste atenção à geração do processador, muitos lugares colocam em seus cartazes “PROCESSADOR i7”, mas omitem as informações quanto à geração dos processadores e, como vimos, essa é a informação que faz toda a diferença. O que indicamos aqui, é não escolher processadores a baixo da 6ª geração, seja ele um i3, um i5 ou outros mais potentes.

MEMÓRIA RAM

O último dos vilões na hora de escolher um computador para casa é a memória RAM. Assim como os processadores também são divididas em famílias, mas no caso da memória RAM essas famílias se chamam DDR, indo das memórias DDR1 até DDR4. Agora que já sabemos como a geração das peças é importante, busque sempre memórias da família DDR3 ou DDR4, pois são as mais recentes e te entregarão muito mais desempenho. Se for possível, opte pelas DDR4 que são até 40% mais rápidas em relação as DDR3.

Como vimos, existem muitos vilões quando o assunto é comprar um computador e os detalhes fazem toda a diferença, mas agora você já está por dentro do que ficar de olho para não comprar gato por lebre.

Precisando comprar um computador para casa? Venha para a KB!

Há 10 anos oferecemos qualidade e confiança com preço justo, entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: