Qual central multimídia escolher?

Qual central multimídia escolher? As centrais multimídia hoje são uma realidade corriqueira na vida de boa parte dos motoristas, no entanto, nem sempre foi assim. O primeiro equipamento desse estilo que foi instalado em um carro de passeio, que se tem registro, data em agosto de 1981, o Honda Electro Gyrocator. O Honda Electro Gyrocator era uma espécie de GPS que era vendido como opcional no modelo Accord. Mas ao contrário dos GPS’s que temos hoje em dia, o Gyrocator não indicava para onde você deveria ir, ele apenas mostrava em seu mapa onde o condutor estava naquele momento. Dessa forma, a cada período de tempo, o mapa precisava ser trocado, já que era um mapa de papel sobre uma tela transparente onde apenas um ponto luminoso indicava a localização.

central multimídia
Painel e mapas para o Honda Electro Gyrocator. Fonte: Piston Heads

Desde o começo dos anos 80 muita coisa mudou. As centrais multimídia vêm ganhando cada vez mais funções e seu valor vem caindo gradativamente. Hoje, mesmo carros mais populares já vêm saindo de fábrica com Centrais multimídia instaladas.

Principais funcionalidades em centrais multimídia:

  • GPS (que pode ser integrado ao celular ou autônomo);
  • Controle das mídias do carro como CD/DVD, dispositivos USB e cartões de memória;
  • Gerenciador de chamadas;
  • Bluetooth para ligações com mãos livres e streaming de áudio;
  • Câmera de ré.

Estes são algumas das funcionalidades que uma central multimídia pode trazer para seu carro, no entanto, se seu carro não veio equipado com uma central multimídia, você ainda pode instalá-la sem muitas dificuldades, mas algumas precauções precisam ser tomadas. 

Dicas para a hora de escolher a melhor central multimídia para o seu carro: 

Qual central multimídia escolher?
Som automotivo de tamanho 1 Din mas com espaço para a instalação de uma central multimídia 2 Din. Fonte: Wikimedia

A primeira delas é verificar se seu carro possui espaço o suficiente no painel para a instalação de uma central multimídia, essa medição é feita em uma unidade de medida chamada “din”. Os rádios tradicionais dos carros têm a altura geralmente de 1 Din, enquanto as centrais multimídias têm o dobro desse tamanho. Assim, a primeira coisa a se fazer é verificar se seu carro possui um espaço “sobrando” acima ou abaixo do rádio, esse espaço geralmente está coberto disfarçado em um porta-trecos. 

Cumprido esse primeiro passo, você pode verificar se existem modelos disponíveis específicos para seu modelo de carro ou procurar centrais multimídias universais, que se encaixarão na maioria dos carros.

O que uma boa central multimídia precisa ter? 

Assim como um celular, os componentes que você precisará analisar são os que dizem respeito ao desempenho e velocidade do aparelho. A central precisará ter um bom processador e uma quantidade grande de memória RAM para que ela funcione sem travamentos ou engasgos.

Dúvidas com memória RAM? Temos um texto completo no nosso blog onde falamos bastante sobre essas pecinhas e muito mais, clique aqui e confira!

Verificar se a central multimídia que você está comprando tem conectores para câmera de ré pode ser uma excelente pedida, já que isso não vai aumentar muito o preço da central e lhe trará uma grande comodidade e segurança.

Por fim, para garantir que esteja tudo certo e para evitar problemas no futuro, conte sempre com um profissional de confiança para lhe auxiliar na escolha da central multimídia que mais preencha suas necessidades e a instale em seu veículo da maneira correta para não danificar os demais componentes elétricos.

Nós da KB estamos há mais de 9 anos no mercado. Trabalhando com venda, instalação e manutenção de centrais multimídia em todos os modelos de veículos, proporcionando conforto, comodidade e segurança para nossos clientes.

Ficou interessado? Entre em contato e faça um orçamento!      

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: