Quando É Indicado o Reparo Placa Macbook?

reparo placa Macbook

Os MacBook têm a particularidade de ter um chip gráfico de baixo consumo integrado ao processador Intel e de oferecer um segundo chip gráfico dedicado. Os processadores Intel e seu chip integrado são muito confiáveis. Raramente observamos a parte gráfica deste chip falhar. É por isso que este artigo se concentra apenas no reparo placa Macbook. 

Por sua vez, o chip gráfico adicionado à placa-mãe sofre muitas falhas, todas diferentes umas das outras dependendo da geração. Mas essas preocupações, em geral, apresentam sintomas bastante semelhantes. Tudo isso não é, nem para ajudar no diagnóstico, e muito menos para ajudar no reparo placa Macbook.

Quando é indicado o reparo placa Macbook?

Criamos um pequeno guia para você. sobre o reparo placa Macbook e seus problemas, geração por geração. Isso inclui sintomas, a causa do problema e possíveis soluções.

MacBook Pro de 15 polegadas de meados de 2010

O problema da GPU não é da GPU… Meados de 2010 MacBook pro 15s tem uma placa-mãe numerada 820-2850. Geralmente são máquinas confiáveis ​​e sólidas.

Eles ainda são utilizáveis ​​e usados ​​hoje por muitas pessoas em automação de escritório ou para pequenas tarefas diárias. O problema gráfico deles ainda é frequentemente confundido com o dos MacBook Pros de 2011, mas voltaremos a isso.

reparo placa Macbook

Nesses Macs, o problema vem da instabilidade da fonte de alimentação do chip gráfico. Se você estiver seguindo nosso artigo sobre a luz de fundo do Mac, não ficará perdido.

O chip gráfico precisa de uma fonte de alimentação de baixa tensão, que varia de acordo com a carga da GPU. Ele é alimentado em 1,35 ou 1,55 V durante cargas baixas e deve ser alimentado em 1,8 V durante cargas pesadas. 

Existe um circuito responsável por produzir essas diferentes tensões. Quanto ao aumento de tensão necessário para a retroiluminação da tela, aqui temos um circuito que cuida da diminuição da tensão. Este circuito funciona com o mesmo princípio: um chip de controle, um transistor que muda para um indutor e capacitores estabilizadores.

São os capacitores que são o problema e, em particular, o C9560. Este é um capacitor de polímero de tântalo que envelheceu mal e não deve ser usado para tais aplicações. A regulação de tensão é, portanto, mal feita quando o uso da GPU é máximo, ele trava.

A solução é, portanto, substituir esse capacitor. É aconselhável substituí-lo por um capacitor de tecnologia diferente (como um capacitor de alumínio).

Será maior e, portanto, exigirá um pouco de adaptação. Mas alguns modelos possuem três pads de conexão, o que facilita a colocação desse componente, mesmo que seja maior, nos pads já presentes na placa-mãe.

Nosso modelo favorito? O EEF-LX0D331R4.

E é realmente mágico: uma vez que esse famoso capacitor foi substituído, o chip gráfico do MacBook Pro 15 2010 passa em todos os testes de estresse da GPU sem problemas.

MacBook Pro 15 polegadas 2011

O problema gráfico mais conhecido que precisa de reparo placa Macbook…

…e também aquele que deu as soluções mais malucas. Vamos começar imediatamente: não, coloque sua placa-mãe no forno, isso não resolve o problema. Na melhor das hipóteses, você adicionou estresse térmico ao seu chip que o manterá funcionando por mais algumas semanas.

Esse problema bem conhecido fez com que muita tinta fluísse e causasse muitos danos à Apple, quando eles não eram realmente responsáveis. A GPU secundária do MacBook Pro de 15 polegadas de 2011 foi feita pela Nvidia (a Geforce GT330M).

A falha vem do próprio chip, e não da solda deste chip. A substituição do chip só prolongará a vida útil novamente, com base em um novo chip gráfico que contenha o mesmo defeito do antigo.

O problema, portanto, vem das vias: pequenas pontes verticais dentro do chip que permitem a comunicação entre os diferentes andares. São estas vias que são defeituosas e que, com o tempo, mas sobretudo com os ciclos térmicos (passagem do quente para o frio e vice-versa, de forma repetitiva) primeiro provocam fissuras nestas pontes e depois cedem.

reparo placa Macbook

Ao colocar sua placa no forno, prática comum utilizada no reparo placa Macbook por profissionais, você permite que essas vias ganhem um pouco de volume e, portanto, potencialmente ressoldem parcialmente.

Mas a quebra ainda está presente e reaparecerá com o tempo e o uso. A passagem no forno é, portanto, apenas a ilusão de uma reparação permanente.

É o mesmo para a substituição, a GPU sendo afetada por um defeito de fabricação ou design, a substituição apenas substitui um chip já defeituoso por um chip que mais cedo ou mais tarde estará com defeito.

Chip de gerenciamento de GPU do Macbook Pro Exemplo de sintomas de uma GPU com defeito no MBP 15 Mid 2011. Fonte: Fórum Macrumor. Desative a GPU, a única solução confiável.

A única solução confiável que propomos é, portanto, desabilitar a GPU secundária. Isso também significa degradar o desempenho do seu computador: você não poderá mais iniciar um jogo 3D em boas condições, o desempenho gráfico será degradado, a saída de vídeo ficará inativa e a luz de fundo da tela não será mais ajustável. Este é o preço a pagar para encontrar uma máquina funcional.

MacBook Pro 15 polegadas Retina 2012

A série de GPUs defeituosas não para em 2011…

A parte de aceleração gráfica do MacBook Pro de 15 polegadas Retina 2012 também tem um defeito. Este nunca foi admitido pela Apple, muito menos levado sob garantia estendida.

Os sintomas aqui às vezes são divergentes. Na maioria das vezes, o seu Mac exibe uma tela preta, diretamente após a inicialização ou solicitando a placa gráfica (3D, vídeo HD etc.). A tela fica preta, mas o MacBook Pro ainda funciona. Você ouve o som dos botões ou as configurações de som. Às vezes, a única maneira de sair dessa falha é reiniciar a máquina.

Outras vezes, o Mac reinicia sozinho. Também pode acontecer que o Mac trave diretamente. Com o tempo, o problema piora até que, eventualmente, o seu Mac inicializa direto para uma tela preta. aumentando ainda mais a necessidade de uma maior atenção no reparo placa Macbook.

Novamente, não é a GPU que está em questão, mas uma história de solda nos chips de energia da GPU.

Detalhe importante: o MacBook Pro Retina 2012 de 15 polegadas e o Início de 2013 compartilham a mesma placa-mãe. Apenas uma atualização na quantidade de memória RAM e disco rígido havia sido oferecida pela Apple. Isso também significa que o Retina 15 2012 e o Retina 15 do início de 2013 têm o mesmo defeito e a mesma falha.

Esta série de MacBook Pros, as Retinas de 15 polegadas de 2012 (e início de 2013 ), apresentou um defeito de fabricação. Pouca pasta de solda aplicada em algumas soldas. Como resultado, as soldas são muito finas, racham ou se desfazem com o tempo. Estas são mais especificamente as soldas do chip de gerenciamento de energia (novamente). Nossa foto tirada ao microscópio mostra claramente a leveza das soldas ao redor deste componente.

Poucos técnicos estão cientes deste problema enquanto a solução não é tão complicada para efetuar o reparo placa Macbook: estas soldas devem ser refeitas com estanho, com um ferro adequado. Uma vez que as soldas são refeitas, não há mais problemas.

MacBook Pro retina 2012 gráficos GPU problema de solda

Bem, continuamos a trabalhar com a comunidade de reparo placa Macbook para encontrar as fontes dos problemas e as soluções associadas. Outros problemas de produção em Macs apareceram nas seguintes séries, não necessariamente em placas gráficas.

Mas em outros lugares (cabo de conexão de tela, teclado borboleta ou SSD, por exemplo). Todos esses problemas, precisam ser identificados, documentamos e compartilhamos com outros reparadores para que todos caminhem em direção a uma solução. Fazemos o possível para explicá-los da forma mais didática possível.

É assim que a KBtech trabalha, conhecendo tudo sobre todo o tipo de aparelho eletrônico. Celulares, tablets, pcs, e também os aparelhos da Apple e o reparo placa Macbook, como vimos aqui, tudo para que você se sinta 100% seguro com seus aparelhos, acesse nosso site e saiba mais sobre a KB tech.

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: