O Que é Recuva e Quais Os Seus Benefícios

O que é recuva

Muitas vezes, excluímos acidentalmente um arquivo de uma de nossas unidades. Embora o mecanismo de trabalho da Lixeira do Windows seja uma boa rede de segurança, definitivamente não é infalível por vários motivos, sendo o principal deles o fato de ocupar espaço em disco.

É por isso que às vezes fazemos uma limpeza completa que elimina todos os vestígios de certos arquivos de nosso sistema e às vezes arquivos que não queremos perder são perdidos, com isso saber o que é recuva pode ajudar.

Em alguns casos, esses aquivos não podem ser recuperados devido à forma como o disco rígido foi posteriormente formatado, a tecnologia de armazenamento usada e outros fatores mais criticos.

Este também é um fator de risco ao realizar a exclusão segura de dados, porque embora não vejamos os arquivos que excluímos, eles tendem a permanecer em nossa unidade de armazenamento, o mesmo acontece se realizarmos uma formatação rápida de uma unidade.

O que é Recuva e quais os seus benefícios?

O Recuva é um programa muito conhecido para recuperação de dados e arquivos deletados. O mecanismo que a maioria dos sistemas de arquivos usa para excluir arquivos mantendo um bom desempenho é marcar os arquivos como excluídos na tabela de alocação, mas mantendo o arquivo original no disco rígido.

Isso permite que outros arquivos ocupem seu lugar na tabela de alocação, substituindo o arquivo original. O programa Recuva pode ajudar a recuperar arquivos de:

  • HD formatado
  • E-mails deletados
  • Arquivos apagados
  • Buscar de arquivos
  • Imagens perdidas
  • Documentos excluídos ou deletados
  • Fotos deletadas ou excluídas
  • Textos perdidos
O que é recuva
Recuva

É por isso que, embora um arquivo excluído recentemente tenha praticamente 100% de chance de ser recuperado, quanto mais tempo passamos usando o computador, menor a probabilidade de recuperar o arquivo, pois o espaço livre é considerado tal para o restante do arquivos que precisam ser localizados em nossa unidade.

Se realmente precisarmos usar nosso computador e, por acaso, o arquivo ausente estiver em uma unidade diferente da unidade do sistema, sempre podemos desligar a energia da unidade afetada e ligá-la apenas quando estivermos prontos para tentar o arquivo recuperação.

Além disso, deve-se notar que a recuperação de arquivos usando software convencional, como o Recuva, é mais fácil em discos rígidos tradicionais do que em unidades SSD, embora não seja impossível neste último. 

Isso ocorre porque, ao contrário dos discos rígidos mecânicos, as unidades SSD têm algoritmos de nivelamento de desgaste e realocação de arquivos na memória que funcionam mesmo se você não estiver gravando ativamente na unidade.

Como recuperar arquivos no Recuva passo a passo

Recuperar arquivos perdidos com Recuva é, acima de tudo, um teste inicial para saber se estamos em condições de recuperar arquivos perdidos com o programa recuva, pois está não é uma solução que devemos usar com frequência, mas sim uma solução de último recurso após ter esgotou qualquer outro caminho.

Para sabermos como usar o recuva passo a passo, não podemos nos acostumar com a ideia de que Recuva irá recuperar nossos arquivos até que os vejamos intactos na lista de arquivos encontrados, mas isso é algo que falaremos mais tarde.

A primeira coisa que teremos que fazer é baixar e instalar o Recuva, algo que podemos fazer acessando o site oficial do software a partir deste link e clicando nos botões de download correspondentes ao nosso equipamento. No nosso caso usaremos o Windows para fazer o recuva download, então faremos o mesmo.

Recuva

Podemos optar por realizar uma instalação rápida ou personalizada, embora possamos continuar com uma instalação simples, pois não há bloatware para desativar, vamos dar sequência ao tutorial de como usar o recuva.

Uma vez finalizada a instalação, executaremos o aplicativo e seremos apresentados a um assistente que nos ajudará a encontrar os arquivos necessários bastantemente clara. 

Para os fins deste guia, realizamos uma verificação padrão de todos os arquivos da raiz da unidade, o que nos permitiu encontrar fotos JPG e TIFF, bem como arquivos de catálogo do Adobe Lightroom e outros documentos que tenham, em algum momento, residiu nesta unidade.

Casos em que a varredura não descobre arquivos

Há casos em que uma varredura padrão não consegue descobrir alguns arquivos, então podemos optar por uma segunda tentativa selecionando a opção “Deep Scan”, uma opção que levará várias horas para escanear nosso drive bit a bit, dependendo sua capacidade

Para fornecer a melhor chance de recuperar arquivos que a verificação normal pode não ter conseguido detectar.

Seja como for, uma vez finalizada nossa verificação, será hora de recuperar os arquivos, um processo muito simplificado que nos mostrará o nome dos arquivos encontrados, sua localização original, seu status e se foram parcial ou totalmente sobrescrito, algo que determinará as possibilidades de sua recuperação.

Como regra geral, um arquivo que foi totalmente substituído é irrecuperável, enquanto um arquivo que foi parcialmente substituído pode não funcionar como esperado, como arquivos executáveis, fotos ou vídeos, mas no caso de, por exemplo, arquivos de texto, podemos recuperar uma parte dela.

Logicamente, poderemos selecionar os arquivos que queremos recuperar, pois ao digitalizar uma unidade completa, é comum encontrarmos centenas ou milhares de arquivos que não nos interessam, especialmente arquivos temporários ou de cache, constantemente gerados e desaparecem em nosso computador, e isso geralmente não precisa nos preocupar.

O que é recuva
Recuva

Em nosso exemplo, escolhemos arquivos intactos, parcialmente danificados e irrecuperáveis ​​e, como podemos ver, um dos arquivos danificados possui conteúdo desconhecido que provavelmente se origina de outro arquivo, enquanto o restante está ilegível. 

Da mesma forma, os arquivos totalmente recuperáveis ​​podem ser visualizados e usados ​​como se nunca tivessem sido excluídos, no caso de um resgate bem-sucedido.

A recuperação de arquivos não é infalível

Como já mencionamos anteriormente, a recuperação de arquivos não é algo em que devemos confiar ou confiar cegamente, pois nada mais é do que uma ferramenta de último recurso que, em alguns casos, para o recuva recuperar seus arquivos, você pode se salvar da perda de um arquivo importante, além de requerem certas precauções que nem sempre podem ser realizadas.

Para ter um gerenciamento de arquivos responsável e não ter que chegar a esse ponto, é altamente recomendável fazer backup de arquivos importantes em seu computador, seja em uma unidade separada.

Como um NAS comercial ou artesanal, na nuvem, ou em ambos, porque quanto mais cópias tivermos de nossos arquivos importantes, mais seguros estaremos contra qualquer tipo de perda de dados.

Outro fator contra o qual o Recuva não pode lutar é, por exemplo, uma infecção por ransomware, pois a própria natureza desse tipo de malware significa que não podemos recuperar os arquivos porque o ransomware os reescreve em suas mesmas posições.

Resumindo, o Recuva é um software extremamente interessante e poderoso, que pode nos tirar de uma grande enrascada, quer seja sua versão recuva mac, recuva android ou o recuva portable.

Mas não pense que o Recuva pode fazer milagres, o que é parte do motivo pelo qual a recuperação de dados é tão cara até hoje, quer auxilio profissional para esse e mais uma série de problemas? Entre em contato com a Kbtech.

recuva piriform, recuva download, recuva android, recuva portable, recuva baixaki, recuva grátis

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: