O Que é Raid 5 e Como ele Funciona?

Raid 5

Raid 5 o que é? Para entender completamente sobre o que vamos falar, vamos começar com um pequeno lembrete sobre os discos rígidos. 

Um disco rígido é um dispositivo de armazenamento composto de partes mecânicas (para HDDs) e partes eletrônicas, e componentes exclusivamente eletrônicos para discos rígidos SSD. Como qualquer equipamento, ele pode quebrar.

Os drives de última geração são extremamente confiáveis, mas, apesar disso, não existe disco rígido 100% confiável (que nunca irá falhar).

Quando o disco rígido falha (ou parte do disco fica ilegível), os dados gravados nele são perdidos. Pode ser dramático em alguns casos. Então, uma solução tinha que ser encontrada para este problema. Isso é o que o RAID faz.

VEJA TAMBÉMComo recuperar fotos apagadas.

VEJA TAMBÉMo que é Recuva um programa para recuperação de dados.

Lembrete do princípio de usar um disco rígido

Lembro que em um computador (ou servidor), o processador não acessa diretamente o disco rígido. Ele sempre passa por um cartão chamado “cartão controlador, isso é a tecnologia raid.

Os volumes

É fácil entender, observando o diagrama acima, que os valores do disco (nome, espaço total, espaço livre etc.) são fornecidos pelo controlador de disco ao processador (e não diretamente pelo disco). 

O que é raid 5 e como ele funciona?

O raid 5 e um sistema raid, para isso, vamos a seguir uma definição que permitirá entender todos os tipos de raid seus campos de atuação:

Raid 5

O raid significado, ou Redundant Array of Independent Disks (agrupamento redundante de discos independentes) é um conjunto de medidas para distribuir armazenamento entre vários discos rígidos com o objetivo de melhorar os 3 pontos (ou um dos seguintes pontos):

O desempenho, segurança ou tolerância a falhas do(s) sistema(s) inteiro(s). Além do R0, é agora geralmente utilizado com o objetivo de melhorar a preservação dos dados armazenados em servidores informáticos (ou PCs), em particular para empresas.

De fato, quase todas as empresas usam discos rígidos para armazenar informações administrativas, dados comerciais ou mesmo o diretório de seus clientes. 

No entanto, o disco rígido, seja magnético (HD) ou eletrônico (SSD), certamente pode armazenar quantidades incríveis de informações e acessá-las muito rapidamente, mas tem uma vida útil limitada.

Vários níveis de RAID permitem aproveitar a redundância (que não está presente para o RAID0, por exemplo): isso permite continuar a fazer funcionar o servidor mesmo se um ou X disco cair. No entanto, ele não deve substituir um backup de servidor que continua sendo essencial.

De onde vem o RAID 5?

O RAID foi definido em 1987 em um artigo publicado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley. Esses acadêmicos primeiro criaram um mecanismo para um sistema reconhecer dois discos rígidos como uma única entidade. 

Esta associação foi inicialmente destinada em particular para melhorar o desempenho a um custo menor. Um conjunto de discos rígidos de capacidade média é mais barato do que um único disco rígido de capacidade muito grande. 

Diante das inúmeras falhas dos discos rígidos, esses pesquisadores também têm direcionado seus trabalhos para a obtenção de sistemas redundantes que garantam a preservação dos dados.

A associação de discos rígidos pode, portanto, ser realizada para obter um sistema de armazenamento mais eficiente e confiável ou um compromisso dos dois. As técnicas de RAID oferecidas permitem obter essas diferentes configurações. Estes são chamados de níveis de RAID.

O RAID 5 é uma arquitetura que permite beneficiar das vantagens do RAID 0 e do RAID 1. Este nível pode ser configurado com um mínimo de três discos rígidos. Na verdade, os dados são gravados em fita composta por blocos de dados (RAID 0) e um bloco de paridade (RAID 1). 

Assim, se um dos discos rígidos falhar, é possível reconstruir os dados em um disco substituto graças ao bloco de paridade.

Com o RAID 5, os blocos de paridade são distribuídos entre os diferentes discos. Por exemplo, para um cluster de 3 discos rígidos (com um hd 50 tera), o sistema gravará os primeiros dados em faixas dos discos A e B. 

VEJA TAMBÉMComo recuperar fotos apagadas.

VEJA TAMBÉMo que é Recuva um programa para recuperação de dados.

Raid 5

A paridade, calculada de acordo com os dados de A e B, é gravada no disco C. Os seguintes dados são então escrito em B e C, o bloco de paridade é escrito em A.

Se o disco A falhar, os dados podem ser reconstruídos executando um cálculo envolvendo os dados dos discos B e C e o bloco de paridade. A operação OR (xor) exclusiva é usada para criar o bloco de paridade ou encontrar dados perdidos.

O ponto forte do raid 5 é a possibilidade de continuar explorando os dados do cluster mesmo se um disco rígido falhar. O ponto fraco do RAID 5 reside no fato de que é possível reconstruir os dados apenas se um único disco rígido falhar. 

Além de um disco com falha, os dados são perdidos. O tempo de gravação também é maior do que para os outros níveis devido ao tempo de computação necessário para o bloco de paridade. E dependem dos tipos de raid para servidores.

A capacidade de um cluster arquitetado com RAID 5 é igual à capacidade do “menor” disco rígido multiplicado pelo número de discos rígidos, menos a capacidade do menor disco rígido. Assim, um cluster de 5 discos rígidos de 100 GB terá uma capacidade utilizável de 400 GB.

Níveis de RAID combinados

Os níveis de RAID combinados são a combinação de dois RAIDs padrão. Os nomes destes níveis são compostos por dois dígitos: o primeiro designa o nível de RAID ao nível dos clusters, o segundo designa o nível de RAID entre os clusters.

Assim, o RAID 0+1 designa uma arquitetura em que pelo menos 2 clusters de nível RAID 0 estão associados ao RAID 1. O RAID 0+1 permite duplicar os dados cluster a cluster (nível 1) enquanto beneficia do espelhamento dentro do sistema. Então, quais os tipos de raid?

Raid tipos

RAID 10

Raid 10 (ou 1+0) é um nível combinado muito interessante. A replicação é executada dentro do mesmo cluster (nível 1) e o espelhamento (nível 0) é executado entre os clusters. Raid 1+0 só é possível a partir de 4 discos rígidos. 

É muito confiável: um cluster inteiro deve estar com defeito para causar perda de dados.

Os tipos de raid podem variar em seu computador. Raid 10 e Raid 6 requerem 4 discos. A escolha entre RAID 6 e RAID 10 pode levantar dúvidas: esses níveis de fato exigem que ambos dediquem metade do espaço de armazenamento à redundância. 

O RAID 5 é um dos tipos de raid servidor mais confiáveis: os dados não são perdidos mesmo se dois discos falharem ao mesmo tempo. Isso o torna uma ótima opção para servidores domésticos. 

O RAID 10 é mais eficiente: os cálculos de paridade não são executados. Além disso, com o Raid 10, diferente do raid 5, a reconstrução de um disco com falha é mais rápida. Fazendo do raid 5 hd, o melhor entre todos.

Quer entender mais sobre o funcionamento do seu computador? Acesse agora mesmo o site da KBtech e entenda tudo sobre o mundo da informática.

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: