O Que É Tela Amoled?

O que é tela amoled

AMOLED, para “Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode”, refere-se a telas que usam uma matriz ativa (permite que cada píxel seja controlado independentemente dos outros) e tecnologia OLED (diodo orgânico emissor de luz).

A matriz ativa é composta por píxeis que incorporam um transistor TFT (composto por camadas finas) permitindo que sejam alimentados individualmente com corrente. Os píxeis também contêm camadas orgânicas, que, combinadas com os transistores TFT, possibilitam a obtenção de um diodo orgânico emissor de luz (OLED) para cada um deles.

O que é tela Amoled?

A tecnologia OLED dos ecrãs AMOLED oferece a vantagem de não necessitar de retroiluminação externa (tubos luminescentes): cada um dos píxeis pode gerar a luz necessária para a percepção da imagem exibida e pode ser completamente desligado se necessário (para exibir um preto profundo nas partes escuras das imagens). 

Isso permite obter telas mais finas e reduzir o consumo de energia, melhorando o desempenho (principalmente em termos de tempo de resposta e contraste). Por outro lado, as telas AMOLED podem estar mais sujeitas a possíveis fenômenos de persistência no caso de exibição prolongada de imagens contendo elementos fixos.

Uma tela AMOLED é um tipo de tela que combina os princípios de controle simples de píxeis e eliminação de luz de fundo. 

A diferença entre uma tela AMOLED e LCD é que os diodos emissores de luz orgânicos da tecnologia OLED emitem sua própria luz e, portanto, não precisam de luz de fundo. Como resultado, os contrastes são mais naturais e o preto é muito mais profundo, proporcionando um aumento na fluidez.

O que é tela amoled

Vários smartphones usam uma tela AMOLED, incluindo a Samsung com seu novo Galaxy S21, OnePlus com seu novo telefone, o OnePlus 9, mas também a Apple com seu iPhone 12. Vale ressaltar que é apenas desde o iPhone X que a Apple passou a usar telas AMOLED, pois os precursores continham telas de LCD.

 As vantagens das telas AMOLED são que elas permitem uma maior demonstração de cor, um preto muito mais profundo e maiores contrastes. Eles também são mais econômicos, pois economizam a bateria do telefone e oferecem uma vida útil mais longa. Vemos então um melhor conforto de uso, com melhor otimização de brilho e ângulos de visão.

As telas AMOLED são particularmente apreciadas por um grande número de fabricantes de telefones, como Huawei ou Samsung, que permitem a criação de bordas curvas graças à delicadeza e flexibilidade desse tipo de tela. É, portanto, graças a essas telas que devemos ver cada vez mais telefones dobráveis ​​chegando ao mercado, como a Samsung e a Huawei conseguiram fazer até agora!

Do nosso lado, aconselhamos que você escolha um telefone que tenha uma tela AMOLED, mesmo que as telas LCD não sejam negadas e sempre possam satisfazer alguns usuários.

O que é uma tela AMOLED e qual é a diferença com uma tela OLED?

As telas OLED são comumente chamadas de tela amoled quando usadas em smartphones. É essencialmente o mesmo que um display OLED, exceto que AM significa “matriz ativa”.

Essa designação significa que cada elemento da grade de píxeis recebe independentemente corrente elétrica e produz luz ativamente. As telas OLED e AMOLED não apresentam apenas vantagens, pois podem estar sujeitas à queima de tela.

Tela AMOLED vs Super-AMOLED: quais são as diferenças?

Super-AMOLED é esta famosa tecnologia que só se encontra na Samsung e nos seus smartphones topo de gama como o Galaxy S₈. Em si, este é um nome comercial que a gigante coreana dá aos seus próprios painéis AMOLED, mas estes últimos têm uma vantagem. 

O que é tela amoled

Reduzem ainda mais o número de camadas intermediárias de uma tela ao integrar o toque diretamente na camada. AMOLED onde as telas tradicionais devem tem um painel de toque separado.

Como resultado, as telas Super AMOLED são mais finas, as cores são mais vivas, o brilho é melhor. Além disso, essa tecnologia consome menos energia. Por fim, convidamos você a ver um vídeo promocional, mas também edificante, publicado sobre esse assunto pela Samsung há alguns anos.

Quando se trata de smartphones de primeira linha, poucos elementos da tecnologia são mais importantes do que a qualidade da tela. De muitas maneiras, essa qualidade determina a natureza de toda a sua experiência com o telefone, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de displays de diodos emissores de luz orgânicos de matriz ativa (AMOLED) e seu equivalente Super amoled.

Tem havido algum debate sobre qual é o melhor, mas antes de fazer essa ligação, você precisará entender as diferenças entre os dois tipos de exibição, com as vantagens e desvantagens que os acompanham, então esclareceremos a diferença básica.

A maior diferença é que a Super tela AMOLED é mais brilhante, com um consumo de energia 20% menor que o amoled. O Super AMOLED também reduz a reflexão do sol em aproximadamente 80% em comparação com o AMOLED.

O que é uma tela AMOLED?

Agora vamos voltar atrás e definir exatamente o que é uma tela AMOLED. A melhor maneira de fazer isso é dividir a própria sigla em duas partes diferentes, matriz ativa e diodo orgânico emissor de luz.

A parte do diodo desse acrônimo é a tecnologia base para a tela, baseada no uso de um tipo de tela de filme fino especializado. A tela é basicamente dividida em quatro camadas — o substrato, a matriz de transistores de filme fino (TFT), as camadas orgânicas ativas e, finalmente, as camadas do cátodo, a camada superior nesse arranjo.

O aspecto orgânico deste arranjo é a chave para a tecnologia. A maneira como funciona é que a camada orgânica ativa consiste em píxeis que produzem luz quando a energia é transferida para a camada TFT ou integrada a ela.

As telas AMOLED também não são comuns em telefones. Você pode encontrá-los em televisores de última geração, dispositivos com tela de smartphone Android e outros dispositivos portáteis, então eles são basicamente difundidos em toda a sociedade moderna.

Vantagens AMOLED

Isso ativa um conjunto de interruptores para controlar o fluxo de píxeis, e toda essa configuração é o que permite que as telas AMOLED forneçam gráficos tão vívidos enquanto consomem uma quantidade relativamente pequena de energia, ou seja, o consumo de energia depende das configurações de brilho e cor da tela, regulados pelo arranjo de comutação.

Além disso, as telas AMOLED também costumam ter um tempo de exibição mais rápido, e a tecnologia permite aos designers, mais flexibilidade quando se trata do tamanho da tela. Para os usuários, as vantagens incluem gráficos mais nítidos, fotos melhores e telas mais legíveis, mesmo sob luz solar intensa.

Quer saber mais sobre a tecnologia Amoled e muito mais sobre o mundo dos smartphones? Acesse o site da KBtech, temos centenas de matérias que irão enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre tecnologia.

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: