O amor dura sete anos; o mesmo vale para a vida útil média de um HD externo.
Brincadeiras à parte, não há verdade absoluta neste assunto, exceto que um usuário tem um papel a desempenhar no aumento da vida útil de seu disco rígido. Aqui estão 5 dicas que irão aumentar a vida útil do seu HD externo.
Proteja seu HD externo contra flutuações de tensão elétrica
Como todo equipamento de computador, o HD externo precisa de uma fonte de alimentação para funcionar. Mas uma sobretensão ligada a um raio ou uma subtensão após um curto-circuito pode causar danos irreversíveis a ele, como a deterioração de seus componentes.
No mínimo, um choque elétrico acelerará o desgaste do disco rígido. Na pior das hipóteses, sairá fumaça ou cheiro de queimado e isso significará que ele precisa ser substituído.
Para se proteger, existe uma maneira simples: utilize um estabilizador ou protetor contra surtos para proteger seu HD externo contra variações na tensão elétrica.
Preserve seu HD externo do calor
Um HD externo gera calor. Seus componentes aquecem quando energizados. Os HDs e SSDs são equipados dentro do computador com sistemas de ventilação ou aeração para evacuar esse calor e manter uma temperatura que não afete seu bom funcionamento.
Mas o dissipador de calor do disco rígido não o protege do calor do ambiente. Da mesma forma, um HD externo não possui um sistema de refrigeração. A utilização do seu equipamento informático numa sala exposta a altas temperaturas ou ao ar livre numa onda de calor deve ser evitada!
Garanta uma boa ventilação
O problema da ventilação está ligado ao problema do calor. Bloquear a ventilação de um computador impedirá a dissipação de calor. Isso aumentará a temperatura no computador e indiretamente no HD externo.
E dissemos que o superaquecimento não é recomendado para preservar seu HD externo ao longo do tempo… Um exemplo típico? No Home Office, use um computador portátil sobre um edredom que abafe a ventilação e você verá que logo ele sofrerá sérios danos.
Mantenha seu HD externo longe da umidade
Se o equipamento informático não aprecia o calor, o mesmo acontece com o frio e a umidade. O HD externo está exposto ao risco de condensação, fenômeno de transformação da umidade em água diretamente no interior do dispositivo.
Os resultados? Um curto-circuito ou oxidação dos componentes. Novamente, limitar o risco de condensação consiste em manter e usar seu HD externo em um ambiente saudável. Se alguns modelos externos forem à prova d’água, na maioria dos casos, será necessário garantir um nível de umidade não superior a 80%.
Tome precauções enquanto estiver em movimento
Tomar todas as medidas para aumentar a vida útil do seu HD externo é inútil se ele cair da mesa ou descer as escadas! Choques são inimigos dos HDs. Correm o risco de riscar os pratos ao quebrar a almofada de ar que os separa das cabeças de leitura quando estão em funcionamento e, portanto, em rotação.
Para evitar choques, será necessário permanecer vigilante para limitar o risco humano durante o transporte ou manuseio! Uma bolsa de transporte adequada (com estojo à prova de choque) não será demais durante uma viagem.
Caso você só tenha lido este artigo após o seu HD externo ter dado indícios de problemas, fale com nossos especialistas da KB Tech antes de entrar em desespero, buscaremos uma solução para o seu problema.
Estamos na ativa desde 2009 sempre trazendo serviços e produtos de qualidade para você! O nosso ‘’Tech’’ no nome não é à toa, temos em nossas lojas equipamentos de ponta e um laboratório próprio para lidar com qualquer B.O que apareça no seu aparelho!