Smartphone Gamer: O que tem de diferente?

smartphone gamer

Afinal, um smartphone gamer tem diferença de um celular padrão ou de um top de linha? Para responder isso, temos que entender de onde vem o termo “gamer” e porque ele está tão popular. Não é de hoje a indústria tem interesse no mercado de jogos, fabricantes como Nokia e Samsung já vendiam celulares “gamers” nos anos 2000, com um arquétipo diferente claro, seguindo as tendências da época. 

Imagem: Nokia N-Gage, primeiro híbrido entre smartphone e console, 2003. Fonte: Wikipedia
Imagem: Nokia N-Gage, primeiro híbrido entre smartphone e console, 2003. Fonte: Wikipedia

Como chegamos no ROG Phone 2 então? Com o avanço tecnológico na informática e outras áreas relacionadas, os jogos para consoles e computadores foram ganhando mais destaque e uma base de fãs bem fiel, logo,  quando os smartphones começaram a ganhar seu espaço e terem preços mais acessíveis, a cultura “gamer” já estava bem estabelecida. Você já ouviu aquela frase: ‘’tem joguinho no seu celular?’’ Com os jogos tendo seu espaço, foi questão de tempo (pouquíssimo tempo) até as desenvolvedoras se voltarem para criação dos tão famosos ‘’jogos mobile’’, visando esse potencial mercado. Os primeiros jogos mobiles, descendentes do aclamado jogo da cobrinha, começaram simples, com gráficos em sua maioria 2D. Com o sucesso desse modelo, juntamente com a melhoria das especificações básicas dos smartphones, os jogos foram ficando mais pesados e cada vez mais populares, exigindo dos smartphones uma otimização. Dessa necessidade nasceram os ‘smartphones gamers’. Hoje, com os E-sports crescendo cada vez mais, o cenário competitivo de jogos de celular está maior que nunca, com campeonatos que movimentam milhões de dólares. Quer saber mais sobre E-sports e sua importância na sociedade atual? Confira nosso artigo completo CLICANDO AQUI

Imagem: Frente do smartphone gamer ROG Phone 2 da ASUS. Fonte: Divulgação/Asus.
 Imagem: Frente do smartphone gamer ROG Phone 2 da ASUS. Fonte: Divulgação/Asus.

O que um smartphone gamer tem de diferente?

  • PROCESSADOR: Nesse caso, é importante ter um processador com boas especificações, para garantir que os gráficos possam ser utilizados em sua totalidade, dando ao usuário a melhor experiência e imersão. 
  • Memória RAM: Aqui, os smartphones gamers top de linha contam com mais memória do que muitos notebooks e computadores, para o jogo não ter engasgamentos e manter a responsividade. 
  • BATERIA: Aqui eles se destacam, para aguentar a jogatina frequente, é preciso uma bateria robusta, alguns chegando a até 6000 mAh. Os aparelhos convencionais ficam entre 3000 mAh, para comparação. 
  • TELA: Um ponto importantíssimo, assim como para monitores de computadores e notebooks gamers, as telas dos smartphones contém as melhores especificações, principalmente a taxa de atualização, que proporciona uma gameplay fluida em todas as situações do jogo, somado as configurações citadas acima, a experiência de uso melhora muito. Telas cada vez maiores e mais tecnológicas mas que ainda podem ser muito frágeis, por isso, uma película pode ser uma boa opção para quem não quer arriscar, mas você sabe qual a melhor película para seu aparelho? Confira nosso artigo completo em nosso blog onde explicamos os prós e contras das principais películas do mercado CLICANDO AQUI
  • SISTEMA DE RESFRIAMENTO: Para aguentar a jogatina constante e intensa, esses aparelhos contam com um sistema próprio de resfriamento, pensando que em boa parte do tempo, ele estará ligado a uma tomada, ou usando muito o processador, coisas que esquentam muito os smartphones comuns. 
  • SOM: Todos possuem um sistema de som estéreo da melhor qualidade. Para quem busca performance nos jogos mobile, ouvir os passos inimigos em um jogo de tiro por exemplo, e saber de qual lado ele vem, pode ser o diferencial para ganhar uma partida.
Imagem: Smartphones gamers de várias marcas. Fonte: Oficina da Net
Imagem: Smartphones gamers de várias marcas. Fonte: Oficina da Net

Balanço final

Smartphone Gamer X Smartphone tradicional: Aqui não há discussão, um smartphone gamer vai vencer um tradicional pela robustez das especificações. Não significa que um tradicional não vá rodar os jogos, muitos rodam e rodam até bem, porém, se o foco é tirar o melhor possível do jogo, não tem escolha. Smartphone Gamer X Top de Linha: Aqui podemos pensar um pouco mais, já que, a vantagem do smartphone gamer é uma configuração atual, isso um top de linha também tem e, em termos de performance, são muito parecidos se não iguais. Mas, é no detalhe que vamos desempatar.

A grande diferença não está nas especificações, mas sim em todo o conceito do smartphone. As montadoras que vendem smartphones gamers pensaram desde o início do projeto em dar a melhor experiência para esse público específico, mudando o formato anatômico, reposicionando as entradas de carregamento e de som, otimizando seus softwares.

Então, apesar das especificações e preços parecidos, os smartphones gamers são focados em entregar uma melhor experiência enquanto o usuário está jogando. Sabendo disso, agora fica mais claro o porquê desses aparelhos estarem chegando no mercado cada vez com mais força. E ai, animado para ver quais serão os próximos passos das empresas nessa área? Nós também!

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: