Encontre seu tipo de fone de ouvido

Assim como todas as tecnologias, o fone de ouvido evoluiu muito com o passar do tempo. Este dispositivo criado na década de 20 tem sua invenção creditada a Nathaniel Baldwin, no entanto, na época os fones de ouvido não eram comercializados ao público e tinham a função de auxiliar na comunicação tanto para telefones quanto para rádios.

Imagem: Fone de ouvido criado por Nathaniel Baldwin fonte: Pro Sound Network https://www.prosoundnetwork.com/recording/pro-audio-rethinks-critical-listening-on-headphones
Imagem: Fone de ouvido criado por Nathaniel Baldwin fonte: Pro Sound Network
Imagem: Primeiro Walkman apresentado pela Sony com Fone de Ouvido Incluso. Fonte: Augustman https://www.augustman.com/sg/gear/tech/the-sony-walkman-is-40-years-old/
Imagem: Primeiro Walkman apresentado pela Sony com Fone de Ouvido Incluso. Fonte: Augustman

Apenas a partir da década de 30, os fones de ouvido passaram a ser comercializados, isso se deve a modernização do produto e a melhora na qualidade de áudio. Após o início da comercialização, várias melhorias foram sendo feitas com o decorrer dos anos, deixando os fones de ouvido cada vez mais leves e portáteis. Mas apenas na década de 70, os fones de ouvidos viraram essa febre mundial. Com o lançamento dos Walkmans era possível levar a música junto contigo para qualquer lugar e, com isso, era preciso um meio de ouvi-las sem atrapalhar todos a sua volta. 

Hoje, o fone de ouvido é um acessório essencial para a grande maioria das pessoas, seja para ouvir músicas, podcasts, rádios ou para melhorar a experiência em jogos e filmes. Mas você conhece os principais tipos de fones de ouvido e qual mais se adequa ao seu tipo de uso e necessidades? Vem com a KB que a gente vai te explicar tudo que você precisa saber sobre esse acessório. Vamos classificar os fones de ouvido em duas categorias: formato e conectividade.

FORMATO

Auriculares (earbud)

Imagem: Fones Auriculares, marca Samsung, distribuídos juntamente com celulares por muitos anos. Fonte: Samsung (https://www.samsung.com/br/)
Imagem: Fones Auriculares, marca Samsung, distribuídos juntamente com celulares por muitos anos. Fonte: Samsung

Esse é o modelo mais comum e barato de fones de ouvido. São Leves e portáteis. Por seu formato mais “liso” pode ser mais agradável para o público em geral por não ser tão invasivo ao canal auditivo. Modelos como este tendem a ter um isolamento acústico muito baixo, ou seja, o usuário pode escutar o que acontece em volta e quem está em volta pode ouvir o que está passando no fone de ouvido.

Intra-auriculares (in-ear)

Imagem: Fone Intra-auricular. Fonte: JBL (https://www.jbl.com/sport-headphones/T280A.html?cgid=sport-headphones&dwvar_T280A_color=Black-GLOBAL-Current)
Imagem: Fone Intra-auricular. Fonte: JBL

Semelhantes ao modelo anterior, os fones de ouvido intra-auriculares também são leves e portáteis, no entanto se diferenciam pelas pontas de silicone (ou espuma) que se encaixam no canal auditivo. Possuem um bom isolamento sonoro e são excelentes para quem busca praticar uma atividade física, já que são muito mais difíceis de se desprenderem com movimentação e não entram em contato direto com o suor, graças às pontas de silicone. Por outro lado, o formato pode incomodar algumas pessoas e seu excelente isolamento acústico pode representar alguns perigos quando usados fora de casa, já que grande parte do ruído externo é silenciado, inclusive alertas sonoros como buzinas, apitos e barulho de frenagem.

Supra-auriculares (on-ear)

Imagem: Fone de ouvido supra-auricular modelo MDR-XB400. Fonte: Sony (https://www.sony.com.br/electronics/support/wired-headphones-headband/mdr-xb400/specifications)
 Imagem: Fone de ouvido supra-auricular modelo MDR-XB400. Fonte: Sony

 Estes modelos ficam sobre a orelha, desse modo, tendem a proporcionar um maior conforto ao usuário e uma qualidade sonora superior aos fones anteriores. O preço de modelos como este costuma ser um pouco superior ao dos anteriores, no entanto, geralmente entregam uma melhor qualidade sonora, o que traz uma boa relação custo-benefício. Também não é indicado para práticas esportivas pelo acúmulo de suor gerado pelo contado do couro (ou espuma) com a pele.

Fones circumaurais (Headphones)

Imagem: Fone Circumaural, modelo Superlux HD681. Fonte: Mind The Headphone  (http://mindtheheadphone.com.br/2015/02/superlux-hd681/)
 Imagem: Fone Circumaural, modelo Superlux HD681. Fonte: Mind The Headphone

Geralmente chamados apenas de headphones, estes modelos cobrem toda a orelha, mas sem encostar na mesma. Graças a este formato, o isolamento acústico é excelente em fones como estes. O conforto e o isolamento sonoro são o ponto forte destes produtos, aliado a estes fatores, a qualidade sonora, geralmente é, também, mais elevada. Todas estas vantagens têm seu ponto negativo e este definitivamente é o preço, fones circumaurais são em média os modelos com o maior preço desta lista. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a mobilidade, que graças ao seu tamanho avantajado, pode ser um pouco trabalhoso transportar eles em bolsas ou mochilas. Estes são definitivamente os fones favoritos dos gamers, já que possuem bom áudio, bom isolamento acústico e vários destes modelos já vêm com microfone integrado.

CONECTIVIDADE

Neste tópico temos basicamente duas categorias: com fio ou sem fio, e esta segunda é dividida em Wireless ou True Wireless. Vejamos as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

FONES COM FIO

Imagem: Homem utilizando fones de ouvido com fio
Imagem: Homem utilizando fones de ouvido com fio

Estes, por enquanto, são os mais comuns. O fato de o fone ser conectado diretamente ao aparelho que está reproduzindo música lhe confere algumas vantagens, como conexão rápida, sem a necessidade de pareamento. O preço deste tipo de fone é geralmente menor e são mais práticos no quesito usabilidade contínua, pois não precisam de recargas de baterias. Por outro lado, os cabos podem ser incômodos durante uma atividade física.

FONES SEM FIO

WIRELESS

Imagem: Fone Wireless, modelo Meizu Ep52. Fonte: Meizu (https://www.meizu.com/en/accessory/ep52.html)
Imagem: Fone Wireless, modelo Meizu Ep52. Fonte: Meizu

Estes modelos não têm cabos conectados diretamente no aparelho de reprodução de mídia, no entanto, tem cabos conectando um lado ao outro do fone. São excelentes para quem pratica atividades físicas, pois a falta de cabos permite uma boa liberdade de movimentação. Os pontos negativos são que alguns deles podem ser um pouco difíceis de fazer o pareamento com o aparelho (pareamento que geralmente é feito por Bluetooth, mas pode ser feito também por tecnologia infravermelha ou radiofrequência) e o fato de que você além de precisar carregar seu aparelho, também precisará carregar o fone de ouvido.

TRUE WIRELESS

Imagem: Fone de Ouvido True Wireless modelo JBL Free X. Fonte: JBL (https://www.jbl.com.br/fones-de-ouvido-intra-auriculares/JBL+FREE+X.html)
Imagem: Fone de Ouvido True Wireless modelo JBL Free X. Fonte: JBL

 Estes são muito parecidos com os anteriores em seus prós e contras, a diferença fica a cargo apenas da ausência completa de fios, nestes modelos, cada lado é pareado individualmente com o aparelho. Além dos prós e contras listados no modelo Wireless, estes têm o quesito estético que divide opiniões, então não iremos classificar nem como pró, nem como contra. Você decide!

DICAS FINAIS

Agora que você já sabe tudo sobre os principais formatos de fone de ouvido e se vale a pena ou não cada um deles, vamos dar algumas dicas para que você faça a melhor escolha possível.

 NUNCA COMPRE FONES DE OUVIDOS SEM TESTÁ-LOS: A menos que você esteja comprando um fone que você já conhece, evite comprar fones de ouvido em lugares que você não pode testar a qualidade sonora deles no local de venda. 

TESTE COM SUA MÚSICA: Para testar um fone de ouvido, escolha aquela música que você gosta muito e conhece cada parte dela, reproduza-a no fone desejado e escute com atenção, como você já conhece a música, se algum som parecer estranho ou estiver faltando, provavelmente este não é o fone ideal. 

TIPO DE USO: Tenha sempre em mente o que você pretende com o fone de ouvido, seja praticar esportes, ouvir músicas em ambientes caóticos como metrôs e ônibus ou jogar e conversar com amigos pela internet. 

DURABILIDADE: Se o fone parece frágil, provavelmente ele é. Para headphones, evite os que têm o arco de plástico, pois estes podem quebrar com uma certa facilidade. Na dúvida, procure reviews de pessoas que já utilizaram o fone e veja se estão satisfeitas. 

ENCONTRE SUA LOJA DE CONFIANÇA: Ter uma loja de acessórios ou informática que responda todas suas dúvidas e tenha vários modelos para você encontrar o seu fone de ouvido, economiza muito tempo na sua busca, além de garantir segurança para sua compra.

Sendo assim, conte com a KB Informática tanto para encontrar seu fone de ouvido, como para o suporte completo para seu celular e computador!

Sobre Nós

KB Tech, Soluções de Ponta a Ponta.
Venda de Aparelhos, Assistência Técnica, Recuperação de Dados, Acessórios, Computadores, Notebooks e Games.

Posts Recentes

Newsletter

Veja Também: