Setup Gamer – Mouse: Nesta série queremos ajudar você à montar o seu Setup dos sonhos. No último artigo falamos sobre cadeiras, mesas e mostramos os melhores lugares da casa para instalar seu Setup, se você ainda não leu este artigo, não perca tempo, clique aqui e veja o início dessa série.
Hoje falaremos sobre o mouse, que junto com teclado e monitor, são os três periféricos principais e merecem atenção uma atenção especial. Desta vez, falaremos de um dos periféricos que parecem mais simples, mas temos várias dicas que com certeza vão fazer você sair na frente durante sua jogatina.
Mas como a lista de periféricos existentes é extensa, precisaremos de alguns artigos para conseguirmos falar dos principais. Então, não se esqueça de curtir nossas redes sociais Facebook e Instagram para ficar sabendo em primeira mão quando artigos forem publicados, além das notícias mais importantes do mundo da Tecnologia.
Usabilidade e pegada – Setup Gamer – Mouse
Antes de comprar um mouse, você deve conhecer os tipos de pegadas mais comuns, ou seja, o modo em que a maioria das pessoas utiliza o mouse. Confira a imagem abaixo:
PEGADA PALM – Setup Gamer – Mouse
A maioria das pessoas utilizam o mouse dessa maneira, onde o usuário apoia a palma da mão na parte traseira do mouse e mantém os dedos esticados por todo o cumprimento do mouse. Mouses Indicados: Para este tipo de pegada, são indicados mouses grandes e ergonômicos, para que os dedos fiquem todos confortavelmente acomodados. Exemplos de mouse para pegada Palm:
PEGADA CLAW (GARRA)
Esta é a pegada mais comum entre os gamers, onde o usuário apoia o punho no começo do mouse e os dedos nos botões do mouse em uma espécie de “garra” de onde vem o nome. Este tipo de pegada proporciona cliques mais precisos, no entanto pode causar um certo desconforto após algum tempo. Mouses Indicados: Os mouses voltados para este tipo de pegada são ergonômicos e a parte traseira levemente mais alta. Exemplos de mouse para pegada Claw:
FINGERTIP
O usuário controla o mouse com a ponta dos dedos, proporcionando um controle maior do que todas as outras e mais conforto ao longo do tempo que a pegada Claw, por outro lado é a categoria mais cansativa de se usar. Mouses Indicados: Os mouses voltados para este tipo de pegada são semelhantes aos da pegada garra, no entanto, estes tendem a ter botões mais alongados. Exemplos de mouse para pegada Fingertip:
Assim, antes de comprar um mouse, verifique qual o seu tipo de pegada, mas não se assuste, não existem um tipo de pegada certo ou errada, apenas tipos diferentes, com seus prós e contras.
DPI NÃO É TUDO
Se você já procurou em algum momento mouses para comprar, com certeza já se deparou com essa expressão “DPI”, mas o que isso significa? Ter um DPI alto necessariamente significa um mouse melhor? DPI é uma sigla em inglês que significa “Dots Per Inch”, em português Pontos por Polegada, conceito também conhecido pela sigla PPP.
Quando falamos em DPI para mouses, isso define a sensibilidade, o quanto ele vai se movimentar no espaço de 1 polegada.
Daí que vem o seu nome, o quanto será absorvido de informação pelo mouse no espaço de 1 polegada (2,54 centímetros). Trocando em miúdos, cada um destes “pontos” se refere a 1 pixel, desta forma, se seu monitor for full HD (1920×1080 pixels) e seu mouse tiver 2000 DPI, você vai precisar mover o mouse 2,54cm para cruzar a tela com o cursor do mouse.
E, se você tiver um mouse de 4000 DPI, essa distância será percorrida com a metade da movimentação. Para uso doméstico e em escritórios, no geral, são utilizados DPI’s entre 800 e 2000. Já para gamers, o DPI pode variar entre 100 e 4000, dependendo do jogo e da necessidade do jogador. Tiro em primeira pessoa, por exemplo, é o estilo de jogo que exige a maior taxa de DPI.
No entanto, esse valor não é tudo, a qualidade do sensor ótico e o material que o mouse é construído são tão importantes ou talvez até mais que o próprio DPI.
Um bom sensor vai conseguir “ler” os pixels com maior fidelidade, já a construção do mouse de uma forma que ele fique bem posicionado em sua mão, bem como um revestimento emborrachado que impeça que ele escape em algum movimento brusco, são indispensáveis quando se diz respeito a mouse de alto desempenho.
BOTÕES EXTRAS – Setup Gamer – Mouse
Foi-se o tempo em que mouses tinham apenas os botões direita e esquerda e o scroll. Hoje, se adaptando a necessidade dos usuários, cada vez mais botões foram adicionados, como botões para alterar o DPI instantaneamente (essencial em jogos de tiro, para adequar a sensibilidade do mouse à arma que se está usando).
O modelo mais comum que temos hoje, são os mouses com dois botões laterais extras, como o Razer Deathadder e tantos outros que mostramos acima. Estes botões, no uso do dia a dia são usados para retroceder ou avançar uma página. Setup Gamer – Mouse.
Já em jogos eles são completamente personalizáveis, podendo ser atribuído quase qualquer comando a eles. Mas existem inúmeros modelos de mouses com botões extras. Veja alguns deles:
RGB
Por fim, a cereja do bolo, CORES! Os melhores mouses RGB do mercado podem ser programados em até 16.8 milhões de cores diferentes. Assim, você sempre vai achar aquela cor que mais combina com seu Setup.
Encontrou o modelo de mouse para o seu tipo de pegada? Quer tirar a prova pessoalmente? Então vem para uma de nossas unidades KB Informática em Santa Maria – RS! Setup Gamer – Mouse