Na nossa série de artigos Meu Computador Ideal, uma peça recorrente em quase todos os artigos é a Placa de Vídeo. No entanto, percebemos que não tínhamos um artigo falando mais especificamente sobre essa peça essencial para qualquer computador voltado para performance.
Então, resolvendo este problema, confira a importância da Placa de Vídeo e como saber se você precisa de uma! Para falarmos da placa de vídeo, precisamos primeiramente entender o que faz esse dispositivo.
Em linhas gerais, ela é responsável pela renderização de todas as imagens geradas pelas demais peças do computador. Após essa renderização, a placa envia o vídeo para seu monitor. Quanto mais complexa uma imagem for, mais ela exigirá da placa para ser renderizada.
Ou seja, se você pretende executar um programa que se baseie em imagens complexas e cheias de camadas, como jogos pesados ou editores de foto ou vídeo, você precisará de uma placa de vídeo mais potente para conseguir executar essas tarefas.
Eu não jogo e não trabalho com edição, ainda assim preciso de uma placa de vídeo?
De modo geral, não. A grande maioria dos processadores já vem com uma placa de vídeo integrada a ele. No caso dos processadores Intel, temos os conhecidos intel™ hd graphics. Já entre os processadores AMD, temos os Radeon™ Vega Processor Graphics, por exemplo. Portanto, se seu uso é apenas para redes sociais ou serviço padrão de escritórios como planilhas e textos, a placa de vídeo integrada ao seu processador será o suficiente para o dia a dia.
Mas se este não é o seu caso e você necessita de um processamento de vídeo mais poderoso, terá que investir em uma placa de vídeo que supra sua necessidade.
Como saber qual placa de vídeo é a ideal para mim?
Por se tratar de uma peça que geralmente é a mais cara de todo o computador, não podemos exagerar na hora de comprar uma placa de vídeo e acabar ficando sem verba para as demais peças, certo? Como já falamos em nossos artigos anteriores Computador para Games, Computador para Edição de Vídeo e para Empresas, a palavra de ordem quando se está escolhendo as peças é equilíbrio. Você não conseguirá usar todo o desempenho da sua placa de vídeo se o processador for fraco, você não conseguirá usar todo o desempenho do seu processador se tiver pouca memória RAM e por aí vai.
Assim, o que indicamos é que você tenha em mente os programas que você pretende usar. Se forem jogos, os principais que você pretende jogar, com essas informações, vá até o site do jogo/programa e procure os “requisitos do sistema” que aquele programa pede, isso lhe dará um norte de que peças precisará comprar.
Ou venha até uma de nossas lojas e um dos nossos profissionais fará o orçamento de uma máquina que se encaixe perfeitamente à sua necessidade. Confira nossos endereços e telefones.
Se você pretende jogar em seu computador, opte por alguma placa marca Nvidia dos modelos da linha Geforce ou, se preferir AMD, escolha algum modelo da linha Radeon. Se seu computador será para renderizar vídeo ou áudio, a linha Radeon da AMD contém placas específicas para seu uso.
Caso prefira a Nvidia, procure pela linha Quadro, que são placas otimizadas para os principais programas de edição e renderização, o que lhe garantirá uma velocidade muito maior nesses pontos. Gostou desse artigo? Não deixe de conferir nossa série Meu Computador Ideal onde temos artigos completos para montagem de computadores em para cada perfil de uso.