Optane, Afinal, o que é? Apesar de ser uma tecnologia com pouco mais de dois anos, a memória Optane começou a ganhar mais visibilidade no Brasil nos últimos meses e, com sua visibilidade, algumas dúvidas surgem, como “O que é Optane?”, “Vale a pena?”, “O que meu PC precisa para utilizar essa memória?”.
Bom, vamos lá! Respondendo a primeira pergunta, Optane é uma unidade de memória que tem como objetivo acelerar um HD tradicional para que ele responda mais rapidamente quando precisar ler arquivos pesados.
A unidade irá “aprender” quais arquivos o usuário utiliza com mais frequência e os transferirá para a unidade Optane, com isso, a próxima vez que o usuário precisar usar aquele arquivo ele responderá com muito mais velocidade.
Essa unidade de memória consegue fazer com que um HD tradicional entregue uma velocidade de leitura muito próxima a de um SSD, nos programas que você usa com mais frequência.
Isso se deve à inteligência de gestão de arquivos que está presente nesse dispositivo, ela não irá transferir o programa todo ou o arquivo inteiro para a memória para que você consiga abrir com mais velocidade, mas sim apenas os fragmentos de arquivos que são usados com frequência. Assim, com uma capacidade relativamente pequena (16GB, 32GB ou 64GB), ela consegue acelerar um HD tradicional com mais de 1TB de arquivos sem grandes problemas.
Se essa memória entrega uma velocidade próxima a de um SSD, por que não comprar um SSD de uma vez?
A Optane é indicada para quem precisa trabalhar com um volume muito grande de arquivos pesados, como edições de vídeos, arquitetos e até mesmo pessoas que jogam muitos jogos pesados.
Nesses casos, o custo de ter SSDs para suportar todo esse volume de arquivos pode ser inviável, assim, acelerar um HD tradicional que já tem por si só um grande espaço para armazenamento pode ser o melhor de dois mundos, o espaço de um HD tradicional com a velocidade de um SSD.
O que meu PC precisa ter para instalar uma Optane?
Para poder fazer uso dessa tecnologia, você precisará que seu processador seja no mínimo da sétima geração da Intel, mas atenção! Os processadores da linha Pentium (G4560, G5400 e etc.) também não tem suporte para essa tecnologia, dessa forma, você precisará de um processador I3, I5, I7 ou I9 para conseguir suporte para usar a Optane.
Caso você opte por utilizar processadores AMD, você precisará de um Ryzen, pelo menos de segunda geração, e uma placa mãe da série 400 para AMD.
Por fim, sua placa mãe precisa ter suporte para o soquete formato M2 para você poder instalar sua Optane.
Vale a pena?
Nos testes que fizemos, constatamos que ele realmente entrega o que ele promete, deixando nosso HD com uma velocidade de leitura muito parecida com a de um SSD após três aberturas do mesmo programa. Como ela aprende os programas que você mais usa, ela precisa que estes sejam abertos algumas vezes para ela assimilar que aquele programa é importante e quais arquivos dele ela precisará armazenar para que seja possível acelerá-lo.
Como ela aprende os programas que você mais usa, ela precisa que estes sejam abertos algumas vezes para ela assimilar que aquele programa é importante e quais arquivos dele ela precisará armazenar para que seja possível acelerá-lo.
Nesse aspecto, ponto para a Optane que realmente acelerou nosso PC de testes, com ganhos substanciais em todos os testes.
No entanto, como mencionamos acima, o custo para adequar seu PC para Memórias Optane pode ser um pouco alto, caso você precise trocar de processador e placa mãe para que sejam compatíveis com ele. Nestes casos, o ganho de desempenho virá tanto pela Optane, quanto pelo próprio processador novo, mas o custo para isso irá aumentar substancialmente.
VEREDITO
A Optane vale muito a pena, se seu PC já tiver as configurações necessárias para a instalação dela. No entanto, se você precisar comprar as peças o custo pode ser alto demais quando comparado ao ganho de desempenho. Assim, vai depender da máquina que você tem e do quanto está disposto a gastar.
Caso seu PC não se adeque às especificações necessárias para usar a Optane e você não esteja disposto a investir bastante dinheiro para adequá-lo, sugerimos que escolha um SSD convencional, nesse caso, você vai escolher alguns programas para instalar nele e estes serão naturalmente mais rápidos.
Quer saber mais sobre SSDs? Temos um artigo completo sobre eles, Clique AQUI e saiba mais.
Gostou da alternativa? Tem outras dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe.